TCC SEM MEDO

TCC sem medo | dicas valiosas

Dicas valiosas para você transformar seu TCC em um grande projeto de conclusão de curso.

Que estudante nunca sentiu aquele frio na barriga na hora de formatar seu TCC conforme as Normas da ABNT? Afinal, é um dos últimos elementos para a conclusão do tão temido trabalho acadêmico e, para muitos, é a etapa mais difícil do processo pela atenção que a aplicação das normas exige. É por isso que preparamos um checklist para facilitar a sua vida e garantir que tudo esteja em ordem na hora da entrega.

Vamos lá? Estes são os elementos exigidos pela ABNT e que você não pode descuidar:

1. A estrutura do trabalho

Toda monografia deve estar composta por quatro partes para que esteja completa e siga uma sequência lógica. São elas: PARTE EXTERNA, ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, ELEMENTOS TEXTUAIS e PÓS-TEXTUAIS. Cada parte conta com elementos obrigatórios e outros opcionais que serão exigidos ou não pela sua instituição de ensino, por isso, é importante, além de conhecer as Normas da ABNT, consultar as orientações específicas para seu trabalho. São elementos obrigatórios:

– Capa

– Folha de rosto

– Folha de aprovação

– Resumo na língua vernácula

– Resumo na língua estrangeira

– Sumário

– Referências

2. A apresentação gráfica

Em outras palavras, a apresentação gráfica se refere ao modo como seu texto está formatado. Esteja atento à uniformidade no uso da fonte, tamanho, alinhamento, espaçamento das entrelinhas e margens em cada seção do TCC. Como se trata de um trabalho extenso, é muito fácil cometer deslizes na padronização.

3. Paginação

Esta é uma fonte segura de dor de cabeça para muitos alunos. Dentro da estrutura do trabalho há páginas que não são contadas, páginas que são contadas, porém, não numeradas e as páginas que são contadas e numeradas:

– Não contadas: capa e errata (caso haja).

– Contadas e não numeradas: folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo, lista de ilustrações, lista de siglas e abreviaturas, lista de símbolos e sumário.

– Contadas e numeradas: o número de página deve ser visível a partir dos elementos textuais, a partir da primeira página após o sumário.

4. Ilustrações, quadros e tabelas

Todo elemento gráfico usado no seu trabalho deve conter um título na parte superior e a indicação da fonte abaixo dele, mesmo quando a ilustração seja de autoria própria. É um item obrigatório que muitos esquecem.

5. Notas de rodapé e citações

A sustentação do TCC passa obrigatoriamente pelas notas de rodapé e citações. Elas comprovam o fundamento de suas pesquisas e argumentos, por tal razão, especifique sempre a origem das informações sinalizando ao autor, a obra, página, ano de publicação, conforme o recurso escolhido. Notas de rodapé, citações diretas e citações indiretas seguem formatações diferentes entre si.

6. Referências

É aqui onde todas as suas fontes de pesquisa devem ser apresentadas de forma completa conferindo maior credibilidade ao seu trabalho acadêmico. Redija as referências da seguinte forma: sobrenome do autor, nome, título da obra, subtítulo, número da edição, cidade, editora e ano. No caso de pesquisas na internet, é necessário especificar o endereço on-line completo e também a data do acesso.

Levando em conta essas dicas, a formatação do seu trabalho ficará muito mais fácil e o resultado será a entrega de um material profissional e consistente. Inclusive, já publicamos também um blog com dez passos para um TCC perfeito com outras dicas para você finalizar o seu material. Você pode acessá-lo clicando aqui: 10 passos de um checklist perfeito para seu TCC.

TCC sem medinho é aqui, na Power!