DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE PROCESSO DIGITAL E OFFSET

DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE PROCESSO DIGITAL E OFFSET

Diferenças básicas entre processo offset e digital | Power Graphics

Saiba as principais diferenças entre o processo offset e digital. Leia no blog da Power e escolha o processo mais adequado para suas produções gráficas.

Chegou a hora de abordar as diferenças básicas entre os dois processos e suas vantagens e desvantagens. Esse conhecimento é importante para auxiliar você na melhor decisão para a produção do seu projeto gráfico, tanto em economia quanto em agilidade.

O processo de impressão offset é o mais conhecido e presente na vida de todos nós. É um processo que se tornou sinônimo de produção gráfica e evolui a cada dia. Por outro lado, o processo digital também não para de crescer e com um elemento principal como seu aliado: a tecnologia.

Para facilitar a compreensão e comparação, listamos abaixo 5 características de cada processo. E lembre-se: a sua escolha irá impactar diretamente na entrega final em prazos, qualidade ou possibilidades de produção gráfica.

A impressão digital

Com a evolução da tecnologia, esse processo vem se aproximando cada vez mais do processo offset no que diz respeito à qualidade e durabilidade das produções. O mais incrível é que cada vez mais esse processo permite utilizar os mesmos acabamentos utilizados no processo offset.

5 características do processo digital:

  • Seu processo de produção é mais enxuto e quase não há necessidade de acerto de máquina, ganhando tempo para o início da produção e evitando o desperdício de material.
  • Por ser uma produção mais flexível, permite a inserção de dados variáveis de uma forma mais simples e barata.
  • De maneira geral, não precisa de matrizes físicas de impressão, detalhe que impacta no custo final do processo gráfico.
  • Alta tecnologia associada ao equipamento para garantir uma qualidade profissional de imagem ao fim da produção.
  • O melhor custo para pequenas tiragens.

A impressão offset

Também evoluiu com o passar dos anos e com a tecnologia. Era conhecida no passado por utilizar os tipos móveis, como se fossem carimbos de metal, para transferir a mensagem ou imagem para o papel. Hoje é um processo completamente diferente, que produz com mais qualidade e agilidade os impressos em grandes tiragens. Com a tecnologia avançada, o processo ganhou agilidade muito inspirada no processo digital, que usa a lógica da conexão entre o computador e a máquina sem intermediários.

5 características do processo offset:

  • Seu processo de produção é mais complexo e com diversas etapas de produção.
  • Permite utilizar cores especiais para a produção do seu impresso, além do conhecido CMYK (C=Cyan, M=Magenta, Y=Yellow e K=Black).
  • Tem o melhor custo unitário para grandes tiragens.
  • Uma maior flexibilidade em cores.
  • Uma vasta diversidade de acabamentos possíveis, tais como cortes, facas especiais, verniz, laminação etc.

Dicas para ajudar você a escolher a melhor impressão para o seu processo:

A dica mais valiosa que você deve ter em mente no momento de escolher o processo gráfico para o seu projeto é levar em consideração a sua real necessidade. Em primeiro lugar, identifique se ele tem uma tiragem baixa ou alta e a agilidade que ele requer. O processo digital tem como característica principal produzir de forma rápida e com qualidade equilibrada se comparada ao processo offset.

Se tiver dúvidas na hora da escolha, fale com a gente. A Power é a gráfica digital número 1 de São Paulo, conhecida pela qualidade e pela entrega rápida de suas produções gráficas, seja offset, seja digital. Vem ser Power.