Para cada projeto é sempre importante entender e escolher o melhor papel para representar a sua ideia. A escolha certa ajudará no desempenho criativo do seu projeto e também na economia e impacto que ele irá gerar no produto final.
No mercado gráfico existem centenas de tipos de papel, cada um com uma especificação diferente e características muito particulares que podem atribuir valores específicos ao seu produto final. E é sobre isso que vamos falar hoje.
Quando você for escolher um tipo de papel leve sempre em consideração alguns detalhes importantes na comunicação. Veja abaixo algumas dicas que preparamos para você ter na manga na hora de tomar essa decisão tão difícil.
Esta é uma das perguntas mais importantes que precisam ser respondidas logo de cara. Afinal de contas, é a fase da decisão, da escolha do poder e da intenção do impacto que sua marca precisa causar. Responda sempre as seguintes perguntas:
1. Qual o objetivo desse material? Que tipo de impacto quero causar com meu impresso?
2. Ele será enviado via correios, será entregue em mãos?
3. Qual o motivo desse impresso: um comunicado simples, um convite ou um impresso que faz parte de uma ação publicitária global?
4. E o mais importante: qual é a finalidade e o uso desse impresso?
5. Qual é o tamanho da verba destinada para esse projeto?
Para cada resposta às perguntas acima, existe um tipo de papel adequado para o uso. Na verdade, o impacto final da comunicação é uma relação de custo e benefício muito clara. Ou seja, o alinhamento do objetivo da comunicação é o ponto de partida para a tomada de decisões sobre a escolha do papel.
Para ajudar você a tomar a decisão mais certeira, preparamos um raio x completo de alguns tipos de papéis gráficos. Veja:
Normalmente, possui o custo mais baixo de produção. Não tem nenhum acabamento e revestimento incorporado aos seus materiais. Tem diversas gramaturas disponíveis no mercado gráfico e uma porosidade que, dependendo do seu projeto, poderá jogar muito a favor do seu visual.
É indicado para ser usado em:
– Newsletters
– Papéis para anotações
– Formulários de cadastro
– Fichas administrativas
– Papelaria institucional, tal como: papéis de carta, envelopes, receituários.
Já possui uma maior elegância e ajuda a qualificar melhor o seu material impresso. Está disponível em diversas gramaturas nas versões brilho e fosca. Tem um aspecto suave e possibilita uma impressão com alta qualidade final favorecida pela camada de revestimento que mantém sua superfície com um visual e acabamento uniformes. Abuse das cores nesse tipo de papel e abuse dos acabamentos gráficos e tintas especiais. Cai muito bem.
É indicado para ser usado em:
– Folhetos institucionais
– Folders de apresentação corporativa
– Catálogo de produtos
– Revistas e até mesmo em jornais mais elegantes e direcionados
– Cartões de visitas
Quem nunca recebeu um convite de casamento em um papel diferenciado? Pois é! Esse tipo de material está disponível no mercado em grande quantidade de estilos, cores, gramaturas e acabamentos. São exclusivos e requerem um investimento maior na produção, por isso, são indicados para trabalhos mais que especiais. Consulte sempre um fabricante desse tipo de papel para entender e escolher melhor o estilo que mais se adequa ao seu projeto.
É indicado para ser usado em:
– Convites de casamento e festas de 15 anos
– Comunicados especiais corporativos e comemorativos
– Cartões de visitas que merecem alto impacto
Um tipo de papel muito utilizado em projetos que precisam de resistência como embalagens de produtos e caixas. Sempre é indicado para projetos que precisam resistir por um tempo antes de ser consumido pelo cliente final.
É indicado para ser usado em:
– Cartuchos de perfumes
– Caixas específicas
– Embalagens de produtos
Similar ao duplex, porém, um pouco mais firme e com um diferencial que seu verso é branco e não cinza, como no duplex. Também é indicado para projetos que necessitam de um reforço em sua estrutura.
É indicado para ser usado em:
– Cartuchos de perfumes
– Caixas específicas
– Embalagens de produtos que necessitam de resistência e um melhor acabamento de impressão
Portanto, antes de entregar seu projeto para a gráfica, entenda esses conceitos e determine o real objetivo do seu material. A escolha certa poderá aumentar o impacto e diminuir o custo final da execução da sua ideia.
Aqui, na Power Graphics, somos especializados em entender a necessidade de cada um de nossos clientes. E, com um atendimento consultivo, entregamos soluções perfeitas para cada projeto.
Vem ser Power! Sua ideia não precisa ser impressa sempre no mesmo papel. Consulte a gente antes.