CINCO ERROS COMUNS EM TCC

CINCO ERROS COMUNS EM TCC

20180918 Capa Blog 5 Erros Comuns em TCC-01

O final do semestre vai se aproximando e, se você for um universitário, é muito provável que este período seja a causa de muitas dores de cabeça por conta da finalização do seu TCC, não é mesmo? Por isso, preparamos uma lista com os principais erros cometidos pelos estudantes e que você deve evitar. Confira!

1- NÃO ESCREVA EM PRIMEIRA PESSOA

Este é um dos erros mais comuns encontrados em monografias. O TCC é um trabalho acadêmico baseado em pesquisas e que procura apresentar conclusões objetivas sobre um determinado assunto; o uso de “EU” e “NÓS” tiram o caráter formal e impessoal que o trabalho exige.

2- DESORDEM NA ESTRUTURA DO TEXTO

Sempre que possível, busque uma estrutura simples e lógica para o desenvolvimento dos capítulos e elementos internos. A não ser que o seu trabalho requeira, evite criar diversos subitens para que você não se perca e acabe comprometendo o raciocínio do seu trabalho.

Desordem no texto

3- EXCESSO DE CITAÇÕES

O papel das citações em um trabalho acadêmico é trazer à tona um embasamento proporcionando credibilidade à pesquisa e uma lógica às conclusões do estudo. Muitos estudantes acabam abusando do recurso com muitas e longas citações. Isso acaba transmitindo à banca examinadora uma certa insegurança ou até mesmo preguiça por parte do estudante de desenvolver sua própria linha de pensamento.

4- PROLIXIDADE

Uma palavra difícil, mas que significa algo muito simples: o uso excessivo de palavras para a transmissão de uma ideia. A prolixidade acaba sendo uma alternativa para muitos alunos que sentem a necessidade de preencher o trabalho de alguma forma. Ser prolixo pode comprometer o desenvolvimento lógico do seu material afetando a objetividade dos argumentos expostos. Seja simples e direto.

5- USO DE POUCAS REFERÊNCIAS

Um grande benefício do TCC é proporcionar ao estudante a possibilidade de comparar diversos pontos de vista de um determinado assunto para chegar às suas conclusões. Sendo assim, não se limite a investigar poucos autores e enriqueça o seu trabalho analisando e confrontando opiniões e definições de diversas obras.

Com essas dicas, temos certeza de que o seu material estará praticamente finalizado e pronto para a impressão. Não deixe de ler outras dicas que publicamos para que o seu trabalho acadêmico esteja impecável:

Se você já está com tudo em ordem, pode contar com a Power para a impressão do seu TCC; além da nossa expertise, somos uma gráfica 24 horas para que você possa imprimir seus projetos a qualquer hora.