TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE APROVEITAMENTO DE PAPEL EM SUAS IMPRESSÕES GRÁFICAS

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE APROVEITAMENTO DE PAPEL EM SUAS IMPRESSÕES GRÁFICAS

Aproveitamento de papel

Como o aproveitamento de papel faz a diferença na produção do seu material?

Listamos algumas dicas para você considerar o aproveitamento de papel como um procedimento importante para a finalização do seu projeto, antes mesmo de sair por aí solicitando orçamento em gráficas sem se preocupar com essa análise tão fundamental.

Então, vamos lá!

Aproveitamento de papel é um daqueles assuntos que interferem drasticamente na formação do valor final do seu projeto. Por isso, conhecer de perto essa realidade e seu conceito poderá ajudar, e muito, na hora da produção gráfica do seu material.

Quer saber de uma coisa? Você não precisa ser expert para entender desse assunto. E para ajudar ainda mais, preparamos uma lista de bons motivos para orientar suas decisões e uma tabela exclusiva de formatos gráficos para auxiliar você durante a criação do seu projeto gráfico.

Redução de custo no orçamento. O aproveitamento de papel vai gerar isso para você!

Existem dezenas de formatos de papéis disponíveis no Mercado. Conhecer suas dimensões e os formatos gráficos disponíveis ajuda a reduzir o custo final de produção. Por isso, antes de iniciar a construção do seu arquivo, solicite à gráfica o modelo de aproveitamento de papel adotado. A partir daí, é só escolher o formato mais adequado e iniciar a construção final do seu arquivo. Não negligencie essa etapa, pois ela é a responsável por garantir a competitividade do seu projeto do ponto de vista do custo final de produção.

Além de economizar dinheiro, você vai reduzir o desperdício de papel

Conhecer o aproveitamento de papel dá oportunidades para seu projeto ter uma responsabilidade social ainda maior. Uma escolha por um aproveitamento mais adequado e econômico torna o seu projeto responsável por impactar cada vez menos a natureza, visto que essa postura evita o desperdício. E temos que concordar com um detalhe: desperdício já virou uma atitude bem fora de moda, não é mesmo?

Fique por dentro dos formatos

Existem dois padrões de formatos. O Padrão Comercial, que é regido pela ISO 216, é o formato encontrado em papelarias em quase todo o mundo. Em particular, são definidas as séries A, B e C. Quem nunca precisou ir à papelaria e comprar um papel A4 ou A3? Esse formato não é muito utilizado pelas gráficas, pois elas compram em formatos específicos para atender suas atividades de forma mais personalizada.

Já o Padrão Gráfico é onde o assunto aproveitamento de papel tem uma outra proporção  e importância diferenciada. O padrão mais usado nas gráficas do Brasil é o 66×96, tecnicamente caracterizado como 660mmx960mm; embora existam outros não tão conhecidos, esse é adquirido em pacotes em grande escala para que sejam depois cortados e subdividos nos formatos de saída de cada equipamento usado pela gráfica.

Para o início da divisão para o aproveitamento, chamamos a folha inteira de papel de FORMATO 1 (F1) e, a partir desse padrão, seguindo critérios muito semelhantes ao padrão comercial, obtemos os formatos menores. Você poderá ver com mais detalhes em nossa tabela de formatos disponível para download no final deste artigo.

Lembre-se: você não deve ficar preso somente às divisões oferecidas em tabelas de aproveitamento de papel. Antes de iniciar e finalizar um projeto é muito importante consultar o produtor gráfico da empresa que você escolherá para produzir o seu material. A partir de fórmulas matemáticas vocês chegarão em formatos especiais para um melhor aproveitamento com muita inteligência e responsabilidade.

Nada como trocar experiência com quem realmente entende. Aqui, na Power Graphics, é assim: um atendimento consultivo voltado para solucionar de forma criativa e personalizada cada projeto.

Aproveite e baixe agora a nossa tabela de formatos de papel. Faça do seu projeto ainda mais personalizado, criativo e inteligente.

AF-20180202-Tabela-de-Aproveitamento-de-Papel